Pages

quinta-feira, 23 de abril de 2009

Como fazer Coleta Seletiva?

Hoje vim falar com vocês, caros leitores, sobre um novo hábito que devemos (isso mesmo, devemos) adquirir em nosso cotidiano. É o hábito de se fazer a coleta seletiva.
Mas o que é isso? Coleta Seletiva? Suas cabecinhas devem estar fervilhando para saber o que vem a ser essa expressão e qual a sua importância.
Coleta seletiva nada mais é do que o ato de separar o lixo produzido de acordo com a sua composição química. Nossa! Que palavreado difícil!!! Pode parecer complicado, mas é muito simples de se fazer, só o fato de se separar o lixo orgânico do inorgânico (em outras palavras o molhado do seco) já está se fazendo muita coisa.


Para se fazer coleta seletiva na sua própria casa ou no local em que se trabalha, não é necessário adquirir aqueles coletores coloridos, apenas as pessoas devem colocar os “lixos diferentes em locais diferentes”. E como se faz? Geralmente em nossa casa, utilizamos sacos plásticos que são entregues nos supermercados com as compras que fazemos, podemos pegar esses sacos plásticos e separarmos o lixo neles, destinando um para o lixo orgânico (restos de alimentos e folhas, por exemplo), outro pro lixo inorgânico (que são os papéis, os metais, plásticos e vidros) e mais outro pro rejeitos, que são os resíduos que não servem pra serem reciclados como o papel higiênico, as esponjas de aço, os clips de papel, espelhos, papéis plastificados ou sujos.


É muito importante que ao disponibilizar o lixo seco, fazer a limpeza deste no caso dos plásticos, vidros e metais, tendo em vista que eles acomodam na sua maioria resíduos de alimentos e isso atrai vetores, como moscas, formigas, ratos, dentre outros. Basta somente passar água e deixar secar um pouco, não precisa passar detergente. No caso dos papéis, estes devem ser limpos e secos, não serve para a reciclagem papéis molhados ou sujos com café ou outros líquidos.


Enfim, é bastante simples fazer coleta seletiva. Com esta atitude, você estará ajudando o meio ambiente, pois com a coleta seletiva, vem a reciclagem, e com a reciclagem, vem a economia na extração de recursos naturais e uso de água e energia. Como vocês podem perceber, é um ciclo de benefícios, fora a geração de renda para várias famílias e a diminuição da quantidade de lixo que vão aos lixões ou aterros das cidades. É um benefício atrás do outro. Então meu amigo e minha amiga, adote este hábito tão maravilhoso na sua vida. Fiquem com Deus!!!

P.S.: A título de curiosidade as cores dos coletores (vermelho-plástico, verde-vidro, papel-azul e metal-amarelo) foi estipulada pela Resolução CONAMA nº 275/2001.


Anna Paola de Oliveira

0 comentários: